Banner-06

MODALIDADE

 Bacharel

Banner-05

DURAÇÃO

5 nos (10 semestres)

Banner-04

VALOR DO CURSO

 R$ 1.091,93

 

Psicologia: o que é?

Você sabia que a origem da palavra Psicologia vem das palavras gregas: psiquê (alma) e logia (estudo)? Ou seja, ao pé da letra, se juntarmos os dois significados ela representa o estudo da alma. Ela também estuda o comportamento humano e seus processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão).

A Psicologia começou a ganhar espaço dentro das Ciências Humanas e Ciências Médicas a partir do final do século XIX e vem ganhando, cada vez mais, importância.

Diferente de sua origem, hoje o foco da Psicologia não se restringe apenas ao estudo da alma, mas sim da junção dela com o corpo e mente. Como já dissemos, a Psicologia é considerada parte das áreas humanas ou sociais e também é pertence à ciência da área médica. Estudam-se métodos quantitativos e qualitativos a respeito dos processos psíquicos que dão origem aos comportamentos.

O que faz um Psicólogo?

O psicólogo possui variadas possibilidades de atuação: poderá trabalhar em consultórios, hospitais, empresas, instituições públicas, na docência e nas mais variadas instituições de saúde.

Para que você entenda melhor quais são os ramos que o profissional de Psicologia pode estar, confira os seguintes exemplos: Psicologia Clínica; Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia hospitalar e da saúde; Psicologia jurídica; Psicologia organizacional e do trabalho; Psicologia Comunitária; Psicologia Indígena; Psicologia Política; Psicologia da Aviação; Psicologia do Trânsito; Psicologia na Assistência Social; Psicologia no Sistema Prisional; Docência em Psicologia; Psicomotricidade; Orientação Profissional; Psicopedagogia, dentre outras.

Sobre a função do psicólogo, o site Catho.com, que é focado em profissões e mercado de trabalho, diz: “A sua principal função é ouvir e, por meio de questionamentos, criar reflexões no indivíduo, ajudando-o a entrar em um clima de harmonia. Isso é feito levando-se em conta o contexto no qual se encontra o paciente, bem como com a utilização de técnicas, que podem variar de acordo com as linhas de estudo do profissional.”

Por que fazer uma graduação de Psicologia?

Mas, afinal, quais as razões para escolher o curso de Psicologia como carreira?

A graduação em Psicologia te prepara para encarar e trabalhar com as relações sociais, e para isso, você terá aulas e atividades focadas em proporcionar reflexão e análise crítica, por exemplo. Durante o curso, será necessário ler bastante, visto que várias disciplinas são pertencentes à área de Ciências Humanas e Sociais.

Mas, além delas, você também estudará inúmeras matérias das Ciências Biológicas e da Saúde, tais quais: Bioestatística; Anatomia e Neuroanatomia; Neurofisiologia; Psicofarmacologia, dentre outras.

A Psicologia possui linhas de estudo variadas, o que te possibilita se especializar na que mais se identificar. Por exemplo, temos a Gestalt, Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicanálise. Além das linhas de estudo, o curso irá te introduzir em várias possibilidades de atuação, tais como a psicologia clínica, social, escolar e institucional.

Por que estudar Psicologia na Serra Dourada?

A Faculdade Serra Dourada conta com tecnologia de ponta e professores renomados, com um novo conceito de ensino superior, moderno e atual, focado no mercado de trabalho regional e que vai te ajudar a trilhar a jornada da graduação dos seus sonhos.

Desde a sua criação, o principal objetivo da Faculdade Serra Dourada é levar para você o que há de mais moderno e prático no mercado de trabalho, integrando teoria e prática de forma bastante atrativa com o uso de tecnologias inovadoras e todo o suporte necessário que você precisar através dos professores.

Sua formação em Psicologia com a Serra Dourada será focada em te preparar para ser um profissional comprometido com o tempo e sociedade. Você estará habilitado com uma formação generalista, através de um conjunto amplo e diversificado de conhecimentos, habilidades, atitudes e procedimentos coerentes com o estado atual de teorização e práticas psicológicas

O curso de Psicologia da Serra Dourada é composto por um corpo docente cheio de profissionais altamente gabaritados e renomados, mestres que buscam sempre inovar em suas práticas de lecionar para melhor adequar às mudanças e às exigências dos empregadores.

E, para que você possa estudar tranquilamente sem precisar deixar de trabalhar, a graduação de Psicologia da Serra Dourada está disponível no período noturno em uma região centralizada e de fato acesso para você.

Bom, ainda em dúvida se Psicologia é o seu curso? Vamos falar um pouco sobre o perfil do psicólogo!

Qual o perfil profissional do psicólogo(a)?

Se você gosta de dar conselhos, tem convicção sobre o que pensa e faz e é um bom ouvinte você já possui importantes importantes para ser um profissional de Psicologia. Muito além disso, é necessário que você tenha ou desenvolva outras competências mais, que citaremos a seguir.

Apesar de parecer óbvio, é importante lembrar que a comunicação é fundamental no cotidiano do(a) Psicólogo(a). A acima disso, saber ouvir será de extrema importância para você que seja atuar como Psicólogo. Sabe por que? Porque lhe ajudará a compreender o que seu paciente está passando e assim, elaborar a melhor forma de tratamento para ele.

Ser livre de preconceitos é outra ponto valioso no perfil psicólogo. Como você irá trabalhar com as mais diversas situações e pessoas em situações diferentes, é necessário esse exercício diário em entender a importância da diversidade e respeito a ela.

Uma habilidade vital na Psicologia é a de persuasão, não para manipular, mas sim para apontar soluções. Você deverá conduzir seu paciente a encontrar dentro de si mesmo a solução para os seus problemas. Gosto pela leitura, curiosidade e empatia também preenchem o quadro de habilidades para o perfil de um bom psicólogo.

E como é o mercado de trabalho?

A procura por psicólogo(a)s clínico(a)s é cada vez mais alta e há campo de mercado para quem deseja atuar nesse ramo. Não é diferente a alta procura dos profissionais para atuarem no setor público (em hospitais e postos de saúde), assim como na área jurídica.

Dentro do campo dos Esportes também é possível atuar, através do auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho. O atendimento a idosos, focado no fortalecimento e proteção da saúde mental no processo de envelhecimento também tem crescido. Ainda, você poderá trabalhar nos setores de recursos humanos empresariais, realizando treinamentos, recrutação e até gerenciamento do departamento, dentre outras áreas.

Nova call to action

+Info

 

Saiba mais!

Tem mais alguma dúvida? Ficou interessado em nosso sistema educacional? Não perca tempo, preencha o formulário ao lado e entre em contato direto com nossa equipe. Faça sua inscrição diretamente no site, e tenha acesso a todos os documentos necessários para a matrícula, caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco por e-mail ou telefone que sanaremos todas as suas dúvidas.