Banner-06

MATRIZ CURRICULAR

 

Banner-05

DURAÇÃO

5 anos - 10 períodos

Banner-04

VALOR DO CURSO

R$1.192,29 / mês

A Engenharia Mecânica trabalha com a concepção, planejamento, produção e operação de máquinas e ferramentas, aplicando os princípios da engenharia, física e ciência dos materiais.

Este é um dos ramos da engenharia mais antigos e mais amplos e requer a compreensão de muitos conceitos básicos da física, como mecânica, cinemática, termodinâmica, análise estrutural e eletricidade.

O que faz um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico tem como principal responsabilidade o planejamento e o desenvolvimento de equipamentos, sistemas e ferramentas mecânicas.

Além de desenvolver máquinas e equipamentos, este profissional também pode atuar em pesquisas de tecnologia de ponta, além de liderar equipes de produção e manutenção e atuar no controle de qualidade.

O engenheiro mecânico conhece muito bem o funcionamento de diversos tipos de mecanismos e máquinas, podendo trabalhar com manutenção de equipamentos de diversos tamanhos e tipos, atuando também na gestão do ciclo de vida da máquina, monitorando seu funcionamento, melhorando seu desempenho, como também atuando para reduzir custos.

Este profissional é muito valorizado pelo mercado de trabalho e pode atuara em muitos ramos e áreas, tendo uma ampla gama de possibilidades de emprego. Entre as indústrias que procuram por engenheiros mecânicos estão a metalurgia, a indústria de refrigeração, sistemas de transporte, aeronaves, embarcações, além da indústria robótica e de dispositivos médicos.

O que se aprende na faculdade de Engenharia Mecânica?

Com uma duração de 5 anos ou 10 semestres, o curso possui as disciplinas básicas do curso são as mesmas comuns a muitas engenharias: Cálculo Diferencial, Física, Estatística, Álgebra e Química.

Entre as disciplinas específicas, temos muitas que são derivadas da física, como Transferência de Calor e Massa, Termodinâmica e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. Também podemos citar como disciplinas específicas Elementos de Máquinas, Resistência dos Materiais, Processo de Fabricação, entre outras.

A grade curricular é bastante completa para que o profissional formado esteja apto a trabalhar em qualquer ramo que escolher, sempre com um ótimo desempenho.

Como é o mercado de trabalho para um engenheiro mecânico?

O mercado para este profissional está em crescente aumento, principalmente para profissionais qualificados, devido a alta exigência do mercado e uma boa remuneração.

Devido a extensa área de atuação que o engenheiro mecânica pode atuar, ele é responsável por todo um processo de estruturação e maquinário, algumas áreas:

  • Vendas técnicas;

  • Projeto e fabricação de equipamentos e máquinas;

  • Coordenação e planejamento de processos mecânicos;

  • Projeto de linhas de produção mecânica;

Por que estudar engenharia mecânica?

Se você entende de procedimentos detalhados, gosta de estar por dentro de qualquer procedimento de uma máquina para saber como funciona, então essa faculdade é para você.

Nela você conhecerá todos os processos de maquinários e como aperfeiçoá-los, além de poder desenhar seus próprios protótipos. Veja algumas áreas de atuação:

  • Automobilística;

  • Metalúrgica;

  • Energética;

  • Petroquímica;

  • Setor Público e Privado;

Qual é o perfil profissional do engenheiro mecânico?

Além das habilidades e áreas de atuação acima, é importante destacar que este profissional precisa de algumas característica que farão a diferença em seu perfil:

  • Inteligência prática;

  • Ciências exatas;

  • Trabalho em equipe;

  • Gosto pela tecnologia e novas tendências;

+info

 

Saiba mais!

Tem mais alguma dúvida? Ficou interessado em nosso sistema educacional? Não perca tempo, preencha o formulário ao lado e entre em contato direto com nossa equipe. Faça sua inscrição diretamente no site, e tenha acesso a todos os documentos necessários para a matrícula, caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco por e-mail ou telefone que sanaremos todas as suas dúvidas.