Enem

O Enem é um exame muito importante para todos os jovens que buscam entrar para uma instituição de ensino superior.

Isso porque uma das formas de entrar em uma instituição de ensino é utilizando a nota do Enem. Ela pode ser utilizada tanto para substituir o vestibular ou em um dos programas do governo, como o Prouni.

O Enem é considerado um dos principais, senão o mais importante, acesso à educação superior existente, tanto para ensinos públicos e privados, inclusive a nota pode ser utilizada ou até mesmo substituída em algumas instituições do país e até fora do país, existe a possibilidade em Portugal.

Desde 1998, esse método de ensino vem auxiliando inúmeros jovens a partir do ensino médio, claro que com o passar dos anos houve várias mudanças na sua metodologia a fim de testar os conhecimentos básicos de cada estudante.

E uma porta também para SISU, PROUNI e FIES.

Não importa sua idade, se você já tiver concluído ou está concluindo o ensino médio, você está apto a prestar o ENEM.

O que é o Enem?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é aplicado pelo governo federal com objetivo de verificar a proficiência e testar os conhecimentos dos estudantes que estão finalizando o ensino médio em escolas públicas.

Pessoas que já finalizaram o ensino médio há mais tempo também pode realizar a prova, para verificar se possuem os conhecimentos básicos de um aluno do ensino médio.

Todo ano, o Ministério da Educação divulga o edital com as regras e o cronograma do Enem. A inscrição para o Enem deve ser feita no site do concurso, nas datas previstas no edital do concurso e as provas normalmente ocorrem no mês de novembro.

A partir de 2009, o Enem começou a ser utilizado por muitas instituições de ensino superior como critério para seleção de estudantes, sendo usado para substituir o vestibular tradicional. A nota do Enem também é usada como critério para selecionar estudantes para programas federais de aproveitamento de vagas (Sisu), para programas de bolsas de estudos em instituições privadas (Prouni) e para programas de financiamento estudantil (Fies).

Uma curiosidade sobre o ENEM, era que até 2016 você poderia através do teste conquistar sua certificação de conclusão do ensino médio, o que foi retirado a partir de 2017. Hoje para você ter essa certificação, os jovens precisam prestar o exame nacional de certificação de competências de jovens e adultos.

Como utilizar sua nota do Enem na Unidade de Ensino Serra Dourada?

Você pode utilizar sua nota do Enem para estudar na Unidade de Ensino Serra Dourada. Ela pode substituir o vestibular, ou seja, você não precisa fazer a prova da instituição.

Se você optar por usar sua nota do Enem, você pode usar a nota deste ano ou de anos anteriores, podendo ser utilizado na inscrição, entregando assim uma fotocópia do resultado emitido pelo Ministério da Educação, conforme os períodos informados, desde que a nota mínima seja de 400 pontos.

Além do que deve ser informado no ato da inscrição, que utilizará os resultados deste ano ou de outros anteriores do ENEM, além da fotocópia do resultado emitido pelo Ministério da Educação.

+Info

 

Saiba mais!

Tem mais alguma dúvida? Ficou interessado em nosso sistema educacional? Não perca tempo, preencha o formulário ao lado e entre em contato direto com nossa equipe. Faça sua inscrição diretamente no site, e tenha acesso a todos os documentos necessários para a matrícula, caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco por e-mail ou telefone que sanaremos todas as suas dúvidas.